Defesa Pessoal - Auto Defesa | Krav Maga
Defesa Pessoal

A prática de uma técnica de defesa pessoal se tornou uma necessidade na realidade em que vivemos. Infelizmente, os índices de violência urbana estão cada vez mais altos e ninguém está livre de passar por alguma situação desse tipo, como assaltos, agressões físicas e tentativas de sequestro. Por conta disso, falar sobre defesa pessoal e autodefesa se tornou parte do cotidiano e o interesse por práticas de defesa pessoal cresceu muito nos últimos anos.

Não que a onda de violência em nossas cidades seja uma novidade, porém a sensação de medo e a ansiedade coletiva ao sair nas ruas fizeram com que muitas pessoas buscassem por meios de se defender, sem precisar depender de outros ou da sorte para conseguir voltar para casa. Mas afinal, o que realmente é defesa pessoal , como deve ser o treinamento de uma arte de autodefesa e será que existe alguma técnica que contemple esses conceitos?

Defesa Pessoal - O que é?

A defesa pessoal , ou autodefesa , pode ser definida como um conjunto de métodos e técnicas de combate corpo a corpo que visam a proteção da própria integridade física em situações de risco e violência.

Portanto, toda e qualquer ação que proteja um indivíduo de uma situação de violência pode ser considerado um ato de autodefesa . Por isso, uma arte de defesa pessoal também trabalha a autoconfiança do praticante, que aos poucos perde o medo e passa a andar na rua com cabeça erguida.

Quando falamos de uma arte de defesa pessoal , ela deve trazer respostas para todo tipo de agressão, sendo capaz de proteger o praticante de qualquer situação de violência. O “impossível" não pode existir, pois nesse caso não seria possível se defender e tudo perde o sentido.

Além disso, ela deve garantir que todos consigam realizar suas técnicas, independente sexo, idade, tamanho ou preparo físico. Afinal, defesa pessoal é um direito básico de todos.

Auto Defesa

Autodefesa - O treinamento

As aulas de defesa pessoal devem ser baseadas em simulações de situações reais, de modo que se aproxime ao máximo de uma possível agressão, porém tomando cuidado para ninguém se machucar. A técnica deve ser treinada e simulada dezenas, ou até centenas, de vezes, para que saia de modo natural e rápido na hora da necessidade.

Para cada tipo de agressão, devem ser treinadas várias opções de defesa, pois assim a pessoa pode escolher o que é mais fácil para ela e o que melhor se encaixa em determinada situação. O aluno deve treinar em pé, sentado, deitado; de frente, de lado, de costas; contra um ou mais agressores; armados ou não. Todas as formas de agressão que possamos encontrar um dia devem ser treinadas em aula, de modo que haja uma técnica específica e eficiente para cada um desses casos.

Outro ponto importante que deve ser desenvolvido durante as aulas é a capacidade psicológica de reagir em situações extremas. Em casos de incêndios, quedas de avião, naufrágios, dentre outros, é importante conseguir controlar o medo e a tensão do momento para agir da melhor forma possível. E ao falarmos de defesa pessoal , isso não é diferente: o controle emocional é essencial quando a nossa vida está em risco. Nesse sentido, as aulas de autodefesa devem preparar o aluno para ter a capacidade mental para reagir em uma situação de violência real, quando a sua vida está em risco.

Além das técnicas, as aulas melhoram a coordenação motora, condicionamento físico, força, velocidade, agilidade, equilíbrio, visão periférica, velocidade de reação e todos os outros aspectos corporais importantes na defesa pessoal .

Autodefesa - O treinamento

O Krav Maga é a única técnica reconhecida mundialmente como defesa pessoal , ou autodefesa, e não como arte marcial. É composto por técnicas e filosofia que buscam a proteção pessoal do praticante, sem impor regras ou limitações para isso. Tudo é válido quando precisamos salvar as nossas vidas.

O Krav Maga é para todos: forte, fraco, homem, mulher, jovem, adulto, idoso, alto, baixo, magro, gordo, atleta e sedentário. Todos tem o direito de se defender e é exatamente isso que o Krav Maga oferece. As técnicas são simples, rápidas e objetivas. Baseiam-se nos movimentos naturais do ser humano e não exigem muita força ou alongamento na execução de seus movimentos. Os seus golpes atingem pontos sensíveis/vitais do corpo do agressor, como olhos, garganta e região genital. Dessa forma, conseguimos nos defender de uma pessoa maior, mais forte e mais bem armada do que nós.

As aulas do Krav Maga incluem um aquecimento, com parte aeróbica, força e flexibilidade, e a técnica de autodefesa. Basicamente, cada aula traz uma nova defesa contra um novo tipo de ataque, de modo que o aluno aprenda a se defender de cada vez mais variações de agressões que possa a vir a encontrar na rua.

Defesa Pessoal Civil

Defesa Pesoal Civil

A resposta objetiva para
qualquer tipo de agressão.

Saiba Mais
Defesa Pessoal Militar

Defesa Pessoal Militar

Treinamentos para militares,
policiais e segurança privada.

Saiba Mais