FAQ

Dúvidas? Saiba tudo aqui!

Perguntas frequentes

Quem pode fazer Krav Maga?

Todo mundo! Independente de sexo, idade ou condicionamento físico.

Como saber se o instrutor é licenciado?

Verifique na seção Instrutores Licenciados deste site. Ali estão todos os instrutores capacitados e licenciados a darem aulas de Krav Maga.

A partir de que idade se pode praticar Krav Maga?

A partir de 10 anos, a criança já participa das turmas regulares, mas sempre recomendamos que venha para uma aula experimental antes, para ver como se adapta à turma. Algumas academias oferecem turmas infantis a partir de 5 anos de idade, que trabalham diferentes objetivos e usam didática apropriada para a faixa etária.

Em quanto tempo o aluno se torna apto a se defender?

Após 3 meses de treino, o aluno já percebe mudanças tanto em sua capacidade física e técnica, quanto no jeito como anda na rua. Após 6 meses, o aluno já tem conhecimentos amplos em defesa pessoal e é capaz de se defender dos ataques mais comuns. Após 2 anos de treino, ele já consegue se defender de uma grande variedade de ataques. Defesas mais complexas, como defesas contra ameaças de armas de fogo, são vistas um pouco mais adiante.

Há competições?

Não. O Krav Maga não é esporte e não é arte marcial, e o objetivo não é ganhar medalha ou troféu, mas sim retornar para casa em segurança. Nosso trabalho é muito objetivo, buscando atingir pontos sensíveis do corpo humano, como através de um chute na região genital ou de um dedo no olho, que é a forma de eliminar a necessidade da força bruta e igualar adversários de diferentes proporções. Por isso não há regras ou juízes, nem há como haver campeonatos. Contudo, costumamos dizer que a nossa competição é interna, sempre buscando melhorar a nós mesmos.

A aula estimula a violência?

Muito pelo contrário: o aluno desenvolve a autoconfiança e esse crescimento interno é visível em sua postura e comportamento. Na grande maioria dos casos, só essa mudança de postura já é suficiente para afastar situações de violência. Além disso, a FSAKM trabalha com rigidez os princípios de disciplina, desde as regras mais simples, como ter a roupa limpa, a unha cortada, ter respeito com o próximo e com à sociedade. Como dizia Imi Lichtenfeld, o criador do Krav Maga, “Krav Maga é mais que uma defesa pessoal, é um caminho de vida”.

Qual é a diferença entre o Krav Maga para civis e para forças de segurança?

O Krav Maga é um só, mas tem objetivos e didáticas de treinamento diferentes, pois as situações que um civil enfrenta são diferentes das enfrentadas por um profissional de segurança. Portanto, enquanto o civil treina regularmente nas academias, os cursos para unidades de segurança são intensivos. Além disso, dentro do universo do ramo da segurança, há 23 módulos diferentes de capacitação do agente, levando-se em conta o risco, a agressividade, o equipamento e outras variantes de cada unidade. Um agente de segurança patrimonial não tem as mesmas variantes de um soldado de tropa de elite ou de um segurança VIP, e isso tudo deve ser levado em consideração no programa e método de treinamento.

O Krav Maga tem alguma ligação religiosa e/ou política?

Não. O Krav Maga ou a FSAKM não têm posição, cunho ou ligação política e/ou religiosa de nenhum forma.

Existe ensino à distância?

Não é possível se aprender Krav Maga de modo autodidata: Krav Maga se aprende praticando, sob orientação profissional. Livros e DVDs são referência para consulta, mas nunca fonte de aprendizado. A teoria não capacita para a prática, ainda mais sabendo que Krav Maga não é esporte, e que o objetivo não é uma medalha ou título, mas retornar para casa em segurança. Para se dominar uma atividade que envolve risco, e que tem o objetivo de salvar vidas em agressão real, não basta ler a respeito. É preciso a prática perfeita e a experiência que sobreponham a adrenalina de uma situação real.

Por que o Krav Maga é marca registrada?

Todos sabem que o Krav Maga é uma marca registrada e que somente a FSAKM tem licença para ensinar e divulgar o Krav Maga. A marca é uma forma de controle de qualidade. Quando queremos um produto ou serviço de qualidade, procuramos uma marca conhecida, pois isso significa que existe um controle de qualidade que garanta o produto ou serviço. Portanto, essa é a forma de garantir a qualidade das aulas, do instrutor e das técnicas ensinadas. Quando ensinamos defesa pessoal, estamos lidando com riscos de vida e morte, e é essencial a existência de uma entidade reguladora, que supervisione o ensino, controle e treine os instrutores e alunos, de forma séria e profissional. Por isso, o Krav Maga é marca registrada. Para isso, existe a FSAKM. Verifique se o seu instrutor é um instrutor licenciado.

A evolução do aluno de Krav Maga

Após 3 meses de treino, o aluno já percebe mudanças tanto em sua capacidade física e técnica, quanto no jeito como anda na rua. Após 6 meses, o aluno já tem conhecimentos amplos em defesa pessoal e é capaz de se defender dos ataques mais comuns.

Qualidade

Verifique se o instrutor é supervisionado pelo Grão Mestre Kobi e licenciado pela Federação Sul Americana de Krav Maga. Essa é a garantia do aluno de que está recebendo um serviço de qualidade, com instrutores capacitados e reciclados, material de treino adequado, técnica e didática de ensino corretas, independentemente de onde treine.

Saiba onde treinar