GRADUAÇÕES

As faixas do Krav Maga

O ensino do Krav Maga no mundo civil segue um sistema de graduação por cores de faixas. Já os cursos no mundo da segurança, por outro lado, não obedecem a este esquema de graduação.

Seguindo a divisão por faixas, podemos dividir o ensino do Krav Maga em 2 partes: a primeira que vai da faixa branca à faixa azul, onde se aprende as técnicas de defesa pessoal; e a segunda, que vai da faixa azul à faixa preta, onde se aprende as técnicas de combate corpo-a-corpo, técnicas de combate militar e exercícios mais complexos.

Navegue com o mouse na galeria abaixo e veja uma breve descrição de cada faixa.

Fase INICIAL

 

Nesta fase inicial, é importante aprender os movimentos com muita atenção em seus detalhes. Vamos encontrar os primeiros movimentos de soltura e ataques, e a maioria destes podem ser aplicados em qualquer tipo de agressão à curta ou média distância. Deve-se praticar os golpes várias vezes, em movimentos lentos. Em seguida, tendo assimilado os exercícios em todos os seus detalhes, aumenta-se a velocidade ao máximo possível. E lembre-se: apenas a repetição do exercício resultará, de forma crescente, em um melhor desempenho.

Faixa AMARELA

 

 

 

Nesta etapa, serão ensinados os primeiros movimentos de defesas contra socos e chutes, além de mais solturas e imobilizações em geral. Aqui, o aluno começa a aprender a “ler” o inimigo, percebendo suas intenções e movimentações, e reagindo contra.

 

 

 

Faixa LARANJA

Aqui o aluno deverá ter total domínio das técnicas já ensinadas, sendo capaz de usá-las com muita eficiência e velocidade. Ele irá aprender exercícios mais complicados para curtas distâncias, o que exigirá uma reação muito mais rápida. É uma fase de transformação do aluno, um divisor de águas. O número de técnicas é grande e sua complexidade aumenta gradativamente. Aqui, vemos os ataques mais comuns e complicados serem solucionados de forma simples, e o aluno deve estar preparado para isso. No final, terá os primeiros contatos corpo-a-corpo.

Faixa VERDE

Se nas primeiras fases o aluno aprendeu solturas e ataques, aqui irá encontrar defesas ainda mais rápidas e objetivas para esses ataques. Aumenta-se a dificuldade do preparo físico e há uma busca de mais velocidade nos movimentos. Afinal, irá encontrar os primeiros exercícios contra armas brancas, como facas e bastões.

Faixa AZUL

Nesta fase, o aluno precisa apresentar velocidade, coordenação motora e força de explosão. Na faixa azul, o aluno encontra pela primeira vez defesas contra armas de fogo e entra na segunda etapa de aprendizado, a parte de combate corpo-a-corpo, com ou sem a ajuda de armas ou objetos.

Faixa MARROM

Além dos exercícios contra dois, três ou mais atacantes, o aluno irá adquirir os primeiros conhecimentos básicos de combates militares corpo-a-corpo.

Faixa PRETA

Abraça todo o conhecimento do Krav Maga. Para chegar nela, o praticante deve demonstrar extrema habilidade física e técnica, além de controle emocional, postura e caráter. É aqui que se aprende defesas de ameaças com fuzil e granada, técnicas antiterror, filosofia militar e situações com reféns, saindo da simples defesa pessoal e protegendo também o próximo. É dividida em 5 dans e, ao final, encerra-se a matéria do Krav Maga.

Faixa VERMELHA
e BRANCA

 

 

Esta é uma graduação de honra. O praticante não é mais avaliado técnica ou fisicamente, mas sim pelo que fez em prol do desenvolvimento do Krav Maga. Esta etapa inclui o 6º e o 7º dan.

 

 

Faixa VERMELHA

 

 

A partir do 8º dan, a faixa vira vermelha. A última graduação do Krav Maga é a faixa vermelha 10º dan, que caberia a quem fosse nomeado o sucessor do criador do Krav Maga. Contudo, Imi, antes de seu falecimento, não nomeou sucessor.