קרב מגע אינו אומנות לחימה. זוהי השיטה היחידה שזכתה להכרה בינלאומית כאומנות הגנה עצמית, שמטרתה ללמד את כולם, ללא קשר לגיל, למגדר או לכושר גופני כיצד להגן על עצמם.

קרב מגע נותן מענה לכל סוג של תקיפה: עם או ללא כלי נשק; בתנוחה של עמידה, ישיבה או שכיבה; במצבים של תקיפה מקדימה, מאחור או מהצדדים; מול תוקף יחיד או מול שני תוקפים או יותר. חשוב לזכור שכשחיינו בסכנה הכול יכול לקרות והכול אפשרי. מסיבה זו, אין כללים, שופטים או תחרויות בקרב מגע. המדליה שלנו היא שלמות הגוף והנפש שלנו והתחרות שלנו היא פנימית, כשאנו תמיד שואפים לממש את יכולותינו.

A técnica

As técnicas do Krav Maga são simples, rápidas e objetivas. Elas se baseiam nos movimentos naturais do corpo humano, melhorando as reações que esboçamos naturalmente. Dessa forma, na hora da verdade, quando precisamos reagir sob tensão e medo, torna-se mais fácil realizar as técnicas, já que seria algo bem próximo da reação que faríamos espontaneamente.

Os movimentos são sempre curtos, uma vez que movimentos longos são mais lentos e fáceis de serem vistos. Além disso, atingimos os pontos sensíveis e vitais do corpo do agressor, como olhos, nariz, garganta, região genital, etc. Dessa maneira, eliminamos a necessidade de uso da força bruta e conseguimos igualar o forte, o fraco, o grande e o pequeno.

A técnica é baseada na física, matemática e anatomia humana. Utilizamos a força da explosão e a transferência do peso para aumentar a potência dos nossos golpes. Acertamos o alvo com áreas pequenas no nosso corpo para obter uma maior capacidade de penetração. Atingimos pontos do corpo humano com alta concentração de nervos. Alavancas, bloqueios, desvios. Tudo é cientificamente comprovado e explicado a cada aula.

As aulas

Tudo começa com um aquecimento, preparando o corpo para a aula que está por vir. Em seguida, o instrutor ensina a técnica, explicando os seus detalhes e a ciência por trás dos movimentos. Então, é a vez do aluno treinar. E isso é feito através de simulações de situações reais, de modo que são simulados ataques e o aluno irá treinar determinada defesa.

A cada aula, é ensinada uma nova técnica e, aos poucos, o aluno aprende a se defender de diversas agressões que talvez precise enfrentar um dia, como estrangulamentos, agarramentos, socos, chutes, ataques com faca ou outro objetos e até mesmo ameaças com arma de fogo.

Autoconfiança

O treinamento do Krav Maga, além de ensinar as técnicas, desenvolve a autoconfiança e a coragem do aluno. E isso se estende muito além da reação na rua.

É verdade sim que, aos poucos, perde-se o medo que muitos carregam com si de andar nas ruas. Mas, além disso, perde-se o medo em geral, seja do colega na escola, do chefe no trabalho ou de um desconhecido. E esse é um dos maiores benefícios do Krav Maga: confiar e acreditar mais em si mesmo e na sua própria capacidade.

Graduação

No processo de aprendizagem do Krav Maga, utilizamos um sistema de graduações por cores de faixas e em cada graduação encontramos diferentes exercícios, com níveis gradativos de dificuldade.

Já os cursos para o ramo de segurança, não obedecem a este sistema e segue uma divisão por módulos, específicos para cada tipo de unidade e necessidade.